São compostos polares,iônicos,compostos de um álcool ligado por uma ponte de diéster tanto ao diacilglicerol ou a esfingosina.Além disso,são os lipídeos predominantes nas membranas celulares em que nesta,a parte hidrofóbica dos fosfolipídeos está associada com as partes apolares de outros constituintes da membrana,como glicolipídeos ,proteínas e colesterol.E ainda podem funcionar como um reservatório de mensageiros intracelulares e ,para algumas proteínas,servem como pontos de ancoramento. Já os fosfolipídeos não-ligados ás membranas servem como componentes do surfactante pulmonar e do suco biliar.
Na sua estrutura há duas classes: aqueles que contêm glicerol como esqueleto carbonado ligado ao fosfato e aqueles que contém esfingosina.Os que contêm o glicerol chamamos de glicerofosfolipídeos (ou fosfoglicerídeos),que são formados a a partir do acido fosfatídico esterificado a uma hidroxila de outro composto.
Duas moléculas de acido fosfatídico são esterificadas, através do seus grupos fosfato,a uma molécula de glicerol,formando a chamada Cardiolipina(Importante componente da membrana mitocondrial interna e de membranas bacteriana.).
Outro exemplo de glicerofosfolipídeo que podemos citar é o PAF(de platelet-activanting factor),esse fator ativador de plaquetas contém ligação éter no carbono 1 e que,em vez de um acido graxo,tem ácido acético ligado ao carbono 2.Como podemos verificar na imagem abaixo:
O PAF é sintetizado e liberado por uma variedade de tipos celulares,além de ser
uma das moléculas bioativas mais potentes conhecidas,exercendo seu efeito em concentrações tão baixas quanto 10¬¹²mol/L.
Finanlizando,sobre a outra classe do fosfolipídeos,temos os Esfingofosfolipídeos,ou seja,a esfingomielina.Um aminoálcool de cadeia longa,em vez do glicerol.
Quando um ácido graxo está ligado ao grupo amino da esfingosina por uma ligação amida,forma-se a Ceramida, que serve como precursora dos glicolipídeos.
Você Sabia?
A esfingomielina é um constituinte fundamental na bainha de mielina(estrutura membranosa em camadas que isola e protege os axônios neuronais)das fibras nervosas.
Fontes: Pamela C.champe,Richard A.Harvey,Denise R.Ferrier.Bioquimica Ilustrada.3ª edição
Imagens do google.
Imagens do google.
Responsável: Lúcia Brenda
Nenhum comentário:
Postar um comentário