Os ácidos graxos saturados (n° par de carbonos), são exclusivamente como fonte de energia (chamados de calorias “vazias”) e desse modo os ácidos graxos de cadeia curta serve como fonte de energia rápida para os animais. Como são de cadeia curta não precisam da proteína carnitina (proteína necessária para que aconteça o catabolismo), presente apenas nos de cadeia longa enquanto os que são de cadeias curta passa direto para o interior da mitocôndria.
Sabendo-se disso, algumas células não utilizam os ácidos graxos como fonte de energia, sendo utilizada então a glicose como fonte energética. Essas células que se “restringem” ao uso de fonte energéticas são as células do Sistema Nervoso e as hemácias.
Os ácidos graxos servem como energia por meio da ativação do hormônio glucagon, pois quando se encontramos sem reserva energética entramos em estado de jejum, ou seja sem nutrientes, então ocorre o incentivado do glucagon e que no tecido hepático terá um aumento na degradação de glicogênio e da gliconeogênese (que é a síntese da glicose a partir de compostos como: alanina, lactado, o glicerol, com o consumo de ATP), fazendo com que aconteça o aumento da glicemia. E no tecido adiposo passa a ter um aumento da lipólise e consequentemente a liberação dos ácidos graxos na corrente sanguínea, além disso o fígado trabalha no aumento da captação dos ácidos graxos e a oxidação à acitil-CoA. Que posteriormente ocorrera então na liberação de energia ou de corpos cetônicos.
OBS:
Cuidado à ativação dos corpos cetônicos em excesso no organismo é prejudicial à
saúde, esse mecanismo só é utilizado quando não se há mais reserva suficiente
de energia !
Fonte de pesquisa: Bioquimica-Ilustrada-Pamela-Champe
Fonte da imagem :www.google.com.br/cadeialipidica/biologiadigital
RESPONSÁVEL: Ana Kélvia Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário